quarta-feira, maio 31, 2006

Ministro da Saúde reúne com Autarcas do Douro Sul

Os autarcas do Douro Sul estão hoje em Lisboa para conhecer o programa funcional que há-de guiar o concurso público para a obra do novo hospital de Lamego e cujo prazo de elaboração terminava agora. Segundo fonte do gabinete do ministro Correia de Campos, em declarações ao JN, o hospital tem investimento previsto de 35 milhões de euros e será construído de raiz.Confrontada com a oportunidade da apresentação do documento numa altura em que o Ministério da Saúde tem a população contra si, a mesma fonte apenas adianta tratar-se de um programa em preparação "desde Fevereiro".
Recorde-se que este é o segundo concurso público para a construção do novo hospital de Lamego, depois de o primeiro ter sido anulado pelo actual ministro.A definição das características da estrutura poderá, contudo, não agradar a todos. Despida de grandes serviços, a unidade nascerá "virada para a cirurgia em ambulatório e a convalescença". Ou seja, atirando as grandes cirurgias e, sobretudo, o internamento para outro hospital do Centro Hospital de Vila Real-Peso da Régua, no qual Lamego será integrado.
O assessor de Correia de Campos, Miguel Vieira, justifica a opção classificando o futuro hospital de Lamego como "o primeiro do país, à excepção das futuras parcerias público-privadas, a ser pensado levando em conta o envelhecimento da população e as novas tecnologias aplicadas à medicina".
A unidade "estará mais virada para o exterior e para intervenções mais curtas".

Sem comentários: