sexta-feira, novembro 24, 2006

Gás natural chega à cidade de Lamego


A Criagás, empresa participada pela Lena Gás Natural para a construção, instalação, montagem e manutenção de redes de gás, vai construir uma rede de distribuição de gás natural em Lamego. Esta obra foi adjudicada pela concessionária Beiragás, representando um investimento de 500 mil euros.
A instalação desta rede de distribuição tem início previsto para o mês de Dezembro e terá uma duração de cerca de nove meses, totalizando 11,6 quilómetros de rede e permitirá a execução de 118 ramais, que posteriormente farão chegar o gás natural a casa dos lamecenses.
A cidade de Lamego entra deste modo no conjunto das principais localidades portuguesas que têm acesso ao gás natural, considerada a energia do século XXI, uma vez que é o combustível mais limpo e a sua utilização, para além de ser mais económica, contribui para a protecção do ambiente.
Ao integrar a rede de abastecimento de gás natural, Lamego estará a contribuir para o desenvolvimento regional, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos e aumentando a competitividade das suas empresas.
Sobre a execução deste importante investimento no concelho, Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal, afirma que o mesmo “representa por um lado a confiança dos operadores de serviços públicos na importância urbana, dinamismo económico e potencial de crescimento da cidade de Lamego e por outro lado, significará um reforço da competitividade económica da cidade ao dispor de energia mais barata e mais limpa. Sabendo-se que uma rede desta extensão provocará necessariamente obras em boa parte dos arruamentos da Cidade, procurar-se-á que a instalação das condutas de gás seja acompanhada de renovação das condutas de água e saneamento da câmara e de reposição ou renovação adequada dos pavimentos.”

Sem comentários: