domingo, maio 20, 2007

Câmara de Peso da Régua presta homenagem a Agustina Bessa-Luís

A Câmara Municipal do Peso da Régua vai comemorar o Dia do Autor Português, no dia 22 de Maio com uma homenagem a Agustina Bessa-Luís, a qual se realizará pelas 21H30, na Biblioteca Municipal.
O País e a Cultura Portuguesa mantêm para com Agustina Bessa-Luís uma enorme dívida, não havendo medida para a gratidão pela sua notável obra.
É neste sentido que se propõe que Peso da Régua preste homenagem a tão insigne figura da literatura portuguesa, num acto de justiça por tudo quanto nos tem oferecido, atribuindo o nome da escritora à sala oval da Biblioteca Municipal do Peso da Régua, perpetuando, desta forma, o seu nome e o seu tributo à cultura portuguesa.


Agustina Bessa-Luís é uma das mais consagradas escritoras contemporâneas portuguesa.

Nasceu em 1922, em Vila Meã, próximo de Amarante, e reside no Porto, dedicando-se quase exclusivamente à criação literária.
Publicou o seu primeiro livro, Mundo Fechado, em 1942. Mas foi o romance A Sibila que, em 1954, afirmou definitivamente o nome da escritora na ficção portuguesa.
Conta até ao momento com mais de meia centena de obras. O romance é o género preferido, mas a biografia, o ensaio, a crónica, o teatro e o guião dramático são também cultivados pela escritora.
A obra de Agustina Bessa-Luís foi, ao longo da carreira literária da escritora, distinguida com vários prémios, nomeadamente com o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (Os Meninos de Ouro, 1984, e Jóia de Família, 2001).
Alguns romances de Agustina Bessa-Luís foram transpostos para o cinema por Manoel de Oliveira ou forneceram ao realizador inspiração para o seu trabalho. Assim aconteceu com Fanny Owen (Francisca, no filme de Manoel de Oliveira) e com Vale Abraão. Para Manoel de Oliveira, escreveu o guião de Party. Já Jóia de Família inspirou o filme O Princípio da Incerteza (título, aliás, da trilogia romanesca iniciada por Agustina Bessa-Luís com Jóia de Família e concluída com Os Espaços em Branco). É também autora de peças de teatro e guiões para televisão, tendo o seu romance As Fúrias sido adaptado para teatro e encenado por Filipe La Féria (Teatro Nacional D. Maria II, 1995).
Em 2004, venceu o mais importante galardão literário para a língua portuguesa, o Prémio Camões.

Da vastíssima obra de Agustina Bessa-Luís destacamos Sebastião José, Vale Abraão e Jóia de Família, obras que se relacionam com a sociedade de Entre Douro e Minho e, por isso, com Peso da Régua, onde a escritora tem raízes familiares.
A sua escrita opõe-se a qualquer tentativa de contextualização, em termos de correntes, na história da literatura portuguesa. A autora revela grande preocupação pela condição social e cultural dos portugueses, particularmente interessada em perscrutar o passado, recorrendo à ficção para problematizar o conhecimento histórico e vivencial

Sem comentários: