sexta-feira, junho 22, 2007

Investimento de 370 milhões de euros no Túnel do Marão

Nas primeiras semanas de Julho, ocorrerá o acto público de abertura das propostas do concurso público internacional para a atribuição da concessão do Túnel do Marão, inserido na futura auto-estrada que vai ligar Amarante a Vila Real.

Esta concessão prevê um investimento de 370 milhões de euros até 2011.

Tem ainda por objecto a concepção, construção, aumento do número de vias, financiamento, exploração e conservação, com cobrança de portagem aos utentes do lanço Amarante/Vila Real com a extensão aproximada de 30 quilómetros.

Este projecto incluiu ainda a construção do túnel do Marão, que terá 5.900 metros de extensão no lanço Padronelo-Campeã.

A futura auto-estrada vai atravessar a Serra do Marão, desenvolvendo-se nos concelhos de Amarante, Baião, Peso da Régua e Vila Real e terá início no actual término da A4 em Amarante, pertencente à concessão Brisa, ligando ao actual IP4 em parada de Cunhos, nas proximidades de Vila Real.

O Governo anunciou em Abril do ano passado a construção da auto-estrada (Túnel do Marão e Trás-os-Montes) que vai ligar Amarante a Bragança, servindo de alternativa ao IP4, cujo traçado tem contribuído para o elevado número de acidentes de viação registados desde a sua inauguração.

A nova auto-estrada, com a extensão de 165 quilómetros, deverá estar pronta no prazo de seis anos.

Sem comentários: