sexta-feira, junho 29, 2007

Vila Real - Feira ambulante semanal - câmara investe 1 milhão de euros


A Câmara de Vila Real anunciou ontem um investimento de um milhão de euros para a construção de um novo espaço para a feira ambulante semanal e para mais zonas verdes na cidade
O presidente da Câmara de Vila Real, Manuel Martins, apresentou três novos projectos que a autarquia quer concluir até 2009.
Segundo o autarca, a feira ambulante semanal de Vila Real, que actualmente se realiza na zona da Senhora da Conceição, no centro da cidade, vai passar para as imediações do Hospital de Vila Real, em Lordelo.
No novo espaço, denominado Feira do Levante de Lordelo, serão construídos espaços para acolher 180 feirantes, com 20 metros quadrados cada, que serão tapados por uma estrutura que substituirá os tradicionais toldos.
A entrada no recinto será controlada para uma melhor organização e controlo do espaço, onde serão ainda construídos sanitários, um bar com esplanada, um parque infantil público e uma zona de lazer junto ao ribeiro de Lordelo, onde serão plantados 50 carvalhos e colocado mobiliário urbano.
Com um investimento previsto de 945 mil euros, a obra vai começar a 20 de Julho e deverá estar concluída em finais de Abril de 2008.
Manuel Martins referiu que a autarquia pretende aproveitar o parque de estacionamento contíguo ao hospital para servir a feira, mas, segundo o autarca, se for necessário poderá ser construído mais um espaço para estacionamento na margem oposta.
Na zona deixada livre pela deslocalização da feira, a autarquia pretende construir o Parque Urbano de Nossa Senhora da Conceição de forma a proporcionar aos residentes um novo espaço de convívio e lazer.
Aquela intervenção, a cargo do arquitecto Henrique Pinto, vai custar 628 mil euros e terá início em Maio de 2008, prevendo-se que esteja concluída em finais de Março de 2009.
Henrique Pinto referiu que não existe, actualmente, um «metro quadrado de espaço verde naquela zona», ladeada de habitação, pelo que será construído um parque urbano onde serão plantadas 80 árvores e utilizada a energia solar.
Naquela zona será ainda instalado um «pequeno» edifício para restauração, com uma sala para actividade destinadas a crianças e sanitários públicos.
A câmara quer também requalificar o largo da Igreja de Santo António, no bairro da Araucária, onde será criada uma zona verde com 30 árvores.
Segundo o autarca, será ainda reordenada a circulação automóvel, privilegiando a circulação de pessoas, e construído um coreto coberto, um auditório ao ar livre e sanitários, para a realização da tradicional festa de Santo António.
Segundo Manuel Martins, as obras deverão arrancar no final do ano, prevendo-se a sua conclusão em Junho de 2008.

Sem comentários: