quinta-feira, janeiro 31, 2008

A par de Mirandela, as cidades de Bragança, Chaves e Vila Real também fazem parte do leque de investimentos em hospitais privados.

Em Bragança ainda não há anúncio oficial, mas o Jornal NORDESTE refere na sua edição que os terrenos anexos ao Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA) vão acolher uma unidade de saúde de carácter privado.

A proposta já é do conhecimento da Câmara Municipal de Bragança e tudo indica que o projecto deverá ser apresentado em breve.


O investimento envolve uma Cooperativa de Ensino Particular com forte implantação na zona Norte e provas dadas no ramo do ensino das Ciências da Saúde.
Já em Chaves, a unidade deverá estar concluída no último trimestre de 2009, fruto de um investimento na ordem dos 20 milhões de euros, que resulta de uma parceria entre a Casa de Saúde de Guimarães (CSG) e o Hospital Privado de Viana de Castelo.

Com a área de dez mil metros quadrados, o novo Hospital terá capacidade para 30 consultórios, 52 camas e os serviços de urgência estarão a funcionar 24 horas por dia, durante todo o ano, sem interrupções. Nos mesmos moldes irá, também, operar o bloco de partos previsto para aquela nova unidade de saúde.

A Câmara de Vila Real jáencontrou solução para o inacabado hotel do Parque

Recorde-se que o futuro Hospital Privado de Chaves irá servir cerca de 190 mil pessoas dos concelhos de Chaves, Boticas, Montalegre, Valpaços, Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar,
Mirandela e Vinhais, bem como Verín (Espanha).
Já o Hospital da Trofa anunciou recentemente que vai transformar o Hotel do Parque, inacabado há mais de 27 anos, no futuro Hospital Privado de Vila Real. Trata-se de uma unidade que terá as valências de urgência, internamento e ambulatório, bem como residências assistidas.

O projecto de reabilitação e requalificação do edifício do hotel abandonado, situado na avenida 1º de Maio, já foi aprovado por unanimidade na reunião do executivo camarário.

A construção do hotel iniciou-se em 1980, mas a obra nunca foi concluída, existindo apenas o esqueleto. O edifício foi deixado ao abandono e, nos últimos anos, é um local conotado com a toxicodependência.




O governador civil de Vila Real anunciou a criação, a curto prazo, de uma Central de Despacho Comum que vai servir as seis corporações de bombeiros do concelho de Alijó.

O governador civil de Viila Real, António Martinho, falava no final de uma reunião com as direcções e comandantes das associações de bombeiros de Alijó, representantes da Liga dos Bombeiros Portugueses e da Federação de Bombeiros de Vila Real e presidente da Câmara de Alijó.

A reunião foi agendada na sequência da polémica em torno da descoordenação entre os bombeiros e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) na resposta a um pedido de assistência por parte de uma família de Castedo.

As chamadas telefónicas dos populares ou do INEM para os bombeiros serão encaminhadas para a Central, que accionará a corporação de bombeiros que estiver de serviço essa noite.

Para o efeito, será implementado um sistema de rotatividade do serviço de ambulâncias entre os bombeiros de Alijó, Favaios, Cheires, Pinhão, São Mamede de Riba Tua e Sanfins, de modo a garantir o transporte de doentes e acidentados durante as 24 horas do dia.




D. Joaquim Gonçalves, Bispo de Vila Real, já teve alta hospitalar encontrando-se agora em convalescença na Casa Episcopal de Coimbra. D. Joaquim Gonçalves fez um transplante cardíaco no HUC na noite do dia 12 para o dia 13 de Janeiro

Sem comentários: