sábado, maio 10, 2008

Lamego: Escolas de nova geração

As crianças do Município de Lamego que frequentam o Pré-Escolar e 1º Ciclo vão ter à sua disposição uma escola melhor, inovadora e abrangente, com a construção de três novos centros escolares, uma prioridade absoluta da Câmara Municipal de Lamego e do Ministério da Educação. A criação destes equipamentos segue-se ao anterior encerramento dos estabelecimentos de ensino com menos de 10 alunos e que obrigou à reformulação completa da rede do 1º Ciclo do Ensino Básico em todo o país.
Em cerimónia realizada na cidade do Porto, a 7 de Maio, a Câmara Municipal de Lamego e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) assinaram um protocolo de cooperação que resultará na criação de um dos maiores centos escolares da Região Norte, e o primeiro a nascer em Lamego, junto à Escola EB 2/3 de Lamego, disponível para receber os alunos das freguesias de Almavace, Ferreiros, Sande e Avões. A nova infra-estrutura deve entrar em funcionamento ainda no ano lectivo 2009/10, representando um investimento financeiro de cerca de cinco milhões de euros, projecto integrado no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). De acordo com a Carta Educativa do Município de Lamego, o número de turmas a considerar na futura escola é de 16 turmas (384 alunos), no 1º Ciclo do Ensino Básico, e de seis turmas (150 alunos), no ensino Pré-Escolar.
A criação de escolas de nova geração visa combater o abandono e exclusão escolar, garantido a oferta de refeições aos alunos e a implementação do programa “Escola a Tempo Inteiro”. A introdução do ensino do Inglês também está assegurada. Os futuros centros escolares vão garantir a igualdade e qualidade de acesso a espaços educativos, possibilitando o enquadramento das exigências, transformações e expectativas de qualidade que existem hoje no Sistema Educativo. O Centro Escolar de Lamego, um edifício a construir de raiz, vai dispor de um vasto conjunto de valências e áreas de apoio, nomeadamente salas de aula, cozinha/refeitório, sala de informática, biblioteca, auditório, reprografia, campos de jogos, recreio coberto e zonas de parque infantil.
Foram ainda aprovados dois novos centros escolares para as zonas nascente e sul do concelho, a construir nas freguesias de Ferreirim e Penude, completando deste modo a requalificação em curso da rede educativa.
Na opinião de Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, esta requalificação do parque escolar “adapta-se às novas exigências sociais, tornando a escola uma instituição mais aberta, moderna e ao serviço de Portugal, implicando uma reorganização do sistema educativo, sem paralelo na História do nosso concelho”

Sem comentários: