terça-feira, maio 20, 2008

Peso da Régua: “Douro Alliance” avança


Instituições co-fundadoras assinam na Régua Protocolo de Cooperação
Decorreu Terça-feira, dia 20 de Maio, a assinatura do Protocolo de Cooperação entre as oito instituições co-fundadoras da Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro. A cerimónia decorreu no Hotel Régua Douro, tendo a paisagem vinhateira como pano de fundo de um evento que marca o início efectivo de um trabalho de cooperação fundamental para o desenvolvimento de uma identidade regional forte, em torno de objectivos comuns que se possam reverter em benefícios partilhados.
A candidatura da Rede de Cidades Eixo Urbano do Douro foi uma das 5 aprovadas, num total de 26 apresentadas a nível nacional, na fase de acções preparatórias ao Programa Política de “Cidades Polis XXI”, Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação.
A proposta foi apresentada pelos Municípios de Vila Real, do Peso da Régua e de Lamego, subscrita igualmente pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, pela Associação Comercial e Industrial dos Concelhos do Peso da Régua, Santa Marta e Mesão Frio, Associação Comercial e Industrial de Vila Real, Associação Empresarial de Lamego e, ainda, pela NERVIR – Associação Empresarial, perfazendo um total de oito instituições co-fundadoras da Rede de Cooperação “Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro”.
As oito instituições co-fundadoras formaram uma Estrutura de Gestão que integra um Gabinete Técnico, cuja principal função é articular, em rede, a execução das acções preparatórias. Deste Gabinete sairão vários projectos que serão objecto de candidaturas ao Programa “Cidades Polis XXI”, no âmbito dos Programas Operacionais Regionais (QREN 2007-2013). Este é o grande desafio que Nuno Gonçalves, Presidente do Município do Peso da Régua apontou durante a cerimónia, mostrando-se, no entanto, confiante na capacidade técnica e política para desenvolvimento de um trabalho coerente com uma estratégia de acção já existente, capaz de conseguir captar para o Douro investimentos relevantes para o desenvolvimento da Região.
Para Nuno Gonçalves é na união que reside a força desta Rede, a qual deve ser encarada como a base do desenvolvimento que se pretende, com vista a constituir um bloco regional forte, um espaço de integração política, económica e social, com capacidade para a criação de estruturas que sustentem o progresso regional. Nuno Gonçalves deixou claro que a cooperação será a única garantia de conseguirmos potencializar e introduzir maior competitividade no Douro, para que se este se possa afirmar como a Cidade do Mundo, onde, não restam dúvidas, quanto ao lugar que por direito nos pertence.
Após a assinatura do Protocolo de Cooperação, Nuno Gonçalves fez a apresentação daquela que será a primeira acção com visibilidade pública da Rede “Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro”, ou seja, o Fórum de Cidadania, o qual tem como principais objectivos dar a conhecer, de forma mais detalhada, o projecto, envolver e fomentar a participação cívica dos diversos actores locais (cidadãos e instituições) na sua dinamização. Pretende-se, ainda, que este Fórum possa assumir-se como um ponto de encontro, de reflexão e de troca de ideias sobre a Identidade deste Eixo Urbano, contribuindo para a aproximação dos cidadãos dos 3 Municípios na estruturação de um futuro comum. Sob o lema “aquilo que nos une é efectivamente mais do que aquilo que nos separa”, esta primeira acção marca o início de uma nova forma de pensar e debater o futuro: inovadora, criativa, crítica, construtiva e aberta ao diálogo. O Fórum realizar-se no dia 5 de Junho, na Aula Magna da UTAD, com início previsto para as 18H30.
Os trabalhos do Fórum desenrolar-se-ão em torno das seguintes prioridades estratégicas:
• Construção e afirmação da Identidade do Eixo
• Promoção do Desenvolvimento Sustentável
• Reforço da Atractividade e Competitividade
• Promoção da Criatividade e da Inovação
Espera-se que deste Fórum possam sair valiosos contributos para o enriquecimento dos projectos e acções de cooperação que estão inscritos nas 4 prioridades estratégicas acima referidas.

Sem comentários: