terça-feira, julho 01, 2008

Incendios Florestais: Começou hoje a fase "Charlie"


O período mais crítico de incêndios florestais – a fase «Charlie» – começou hoje.
A partir desta altura estarão disponíveis quase dez mil elementos, 2.220 veículos e 56 meios aéreos no combate aos fogos. Esta fase prolonga-se até ao dia 30 de Setembro.
Cerca de 9.600 elementos, 2.200 veículos e 56 meios aéreos vão estar disponíveis a partir de amanhã na fase «Charlie», período considerado o mais crítico de incêndios florestais, segundo a directiva operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil. A fase «Charlie», que se prolonga até 30 de Setembro, é a que mobiliza mais meios humanos e materiais e conta com 2.373 equipas, num total de 2.266 veículos, 9.642 elementos e 56 meios aéreos. Os meios aéreos disponíveis incluem 35 helicópteros e 14 aviões, a que se juntam dois aerotanques pesados anfíbios e os novos cinco helibombardeiros pesados.
Das 56 aeronaves, noves são meios próprios do Estado, sendo seis helicópteros e três ligeiros, segundo o Ministério da Administração Interna. A estes meios aéreos há a associar dois helicópteros bombardeiros ligeiros da AFOCELCA, uma associação de empresas do sector papeleiro e de celulose, e brigadas de outros agentes presentes no terreno.

Sem comentários: