sábado, julho 26, 2008

Sernancelhe: Nova Biblioteca Municipal inaugurada hoje

Sernancelhe,conta a partir de hoje com uma nova biblioteca municipal e vai homenagear o escritor Aquilino Ribeiro, natural do concelho.



Nascido na freguesia de Carregal, Aquilino Ribeiro dedicou muitos dos seus livros às gentes desta região, que apelidou de "Terras do Demo.
Amanhã, Aquilino Ribeiro Machado e Mariana Ribeiro, filho e neta de Aquilino Ribeiro, esatrão em Sernacelhe para inaugurar dois espaços dedicados ao escritor.

A sala de conferências tem o nome de Aquilino Ribeiro e uma sala de leitura infanto-juvenil chamada "Arca de Noé", o título de uma obra do escrito.

Aquilino Ribeiro escreveu obras para esta faixa etária e acabou por chegar às escolas, com "O Malhadinhas" (1958), "Arca de Noé - III Classe" (1935), "Romance da Raposa" (1924) e extractos de "O Livro de Marianinha" (1963), que dedicou à sua neta.



A autarquia lembra que o edifício que agora acolhe a biblioteca "foi sempre um espaço de educação e de cultura, já que durante décadas funcionou como escola do ensino primário, onde centenas de jovens do concelho de Sernancelhe cumpriram a então escolaridade obrigatória".

A recuperação do edifício e as ampliações laterais orçaram em aproximadamente 600 mil euros, comparticipados em metade pelo Instituto Português do Livro e da Biblioteca.

Foram ainda gastos 110 mil euros em equipamento e mobiliário, 70 mil euros em fundo documental e 75 mil euros em equipamento informático.

"Local de descoberta, onde podemos encontrar respostas para as nossas dúvidas, estudar, pesquisar, passar os tempos livres, sempre em ambiente acolhedor, oferece um conjunto de serviços que a tornam um espaço completo, onde as novas tecnologias, a informática e o audiovisual convivem harmoniosamente com monografias, enciclopédias, dicionários, manuais", sublinha a autarquia.

A biblioteca situa-se no centro histórico da vila de Sernancelhe, integrando um conjunto patrimonial de interesse histórico juntamente com a igreja matriz, o pelourinho e a Casa da Câmara.

Sem comentários: