terça-feira, julho 08, 2008

Tarouca: Petição na Assembleia da República para a reconversão do dormitório do Mosteiro de S.João de Tarouca em unidade hoteleira

PETIÇÃO RELATIVA À RECONVERSÃO DO DORMITÓRIO DO MOSTEIRO DE S. JOÃO DE TAROUCA EM UNIDADE HOTELEIRA FOI ENTREGUE AO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA,JAIME GAMA

Considerando que a preservação e divulgação do património histórico construído é uma das atribuições dos Municípios em geral, que para o Município de Tarouca assume particular relevância, atentas as jóias do património nacional aqui existentes, bem como que, os esforços da Autarquia têm sido direccionados nesse sentido, de recuperação do património existente, de preservação dos núcleos históricos e sua dinamização, de modo a manter e fazer crescer as populações locais e a chamar um maior número de visitantes, e tendo ainda em consideração que o Mosteiro de S. João de Tarouca, um dos “ex-libris” de Tarouca e do País, foi objecto de obras de recuperação, suportadas pela Administração Central, proprietária do espaço, recebendo anualmente milhares de visitantes, torna-se claro que S. João de Tarouca tem mais para oferecer, pelas características do local, em termos paisagísticos e naturais.
Foram aliás essas especiais características, de algum isolamento e silêncio, de proximidade ao rio e à montanha que levaram os monges de Cister a escolher este lugar mágico para se fixarem em Portugal.
Muitas pessoas no País e no mundo, valorizam a possibilidade de desfrutarem de momentos de contacto com a natureza e de recolhimento espiritual, fugindo ao ruído da vida moderna.
Falta, no entanto, um espaço de acolhimento desses potenciais visitantes, com condições de qualidade e conforto, que proporcione dias diferentes de lazer e de ocupação dos tempos livres.
Desta forma, a recuperação do Dormitório de S. João de Tarouca, e sua reconversão em unidade hoteleira, à semelhança do que fizeram outros países da Europa, nomeadamente a vizinha Espanha, com sucesso e rentabilidade económica, daria a Tarouca e à região uma nova centralidade em termos turísticos, para além de contribuir para o desenvolvimento das potencialidades do Douro.
De facto, a criação desta unidade hoteleira seria uma mais-valia para a oferta turística do Douro Vinhateiro, neste momento uma clara aposta do País, inserindo-se numa estratégia de desenvolvimento regional e de criação de postos de trabalho.
Prevê-se que a concretização deste investimento seria determinante para a criação de cerca de cem postos de trabalho, directos e indirectos, sendo que tem havido manifestações de interesse no desenvolvimento deste projecto, por parte de potenciais investidores.
Assim, a reconversão do Dormitório do Mosteiro de S. João de Tarouca em unidade hoteleira, mantendo os traços da arquitectura original, constituiria uma fonte de criação de riqueza a nível local e regional. Os milhares de turistas que anualmente percorrem os socalcos do Douro Vinhateiro poderiam dormir no lugar onde séculos antes os Monges de Cister repousaram.
A Câmara Municipal pretende contribuir para que este projecto se torne realidade, e deseja que assim o queiram também o Governo e as forças políticas representadas na Assembleia da República, de modo a que o interior do País ganhe uma marca forte na oferta turística nacional e consiga gerar riqueza capaz de fixar as gentes que são a nossa razão de ser.
Assim, no passado dia 1 de Julho, foi entregue ao Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República, Dr. Jaime Gama, a petição, subscrita pelo Presidente da Assembleia Municipal de Tarouca, Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Presidente da Assembleia de Freguesia e da Junta de Freguesia de S.João de Tarouca, bem como por cidadãos de todo o país, perfazendo um total de 10.895 (dez mil oitocentas e noventa e cinco) assinaturas, no sentido de solicitar ao Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República que reconheça como de interesse para Portugal a reconversão do Dormitório do Mosteiro de S. João de Tarouca em unidade hoteleira, e ainda que recomende aos Órgãos de Soberania competentes a adopção das medidas legislativas e regulamentares necessárias à concretização deste projecto.

Sem comentários: