quinta-feira, outubro 02, 2008

Lamego:ESTGL debate amanhã Direito do Turismo no I Simpósio Internacional

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) organiza o I Simpósio Internacional de Direito do Turismo- “Lex Turística Duriensis”, que terá lugar amanhã, 3 de Outubro, na Escola de Hotelaria de Lamego.
Promover a reflexão e debate sobre temas como “O ordenamento turístico no Direito do Planeamento e Ordenamento do Território”, “Rede Fundamental de Conservação da Natureza – espaços protegidos, novo regime jurídico”, “Os planos de Interesse Nacional”, “Douro Património Mundial – evolução jurídica”, entre outros.

Segundo Ana Branca Carvalho, jurista e docente na ESTGL, "o Simpósio pretende uma visão mais ampla da região, no sentido de deixar a parte nacional e passar à questão Ibérica e internacional".

Depois do Alentejo e a convite do Dr. Manuel David Masseno, do Instituto Politécnico de Beja, chegou a vez da região duriense partilhar as experiências, conhecimentos e investigações e lançar a partir daqui as bases para uma cooperação ao nível internacional no âmbito do Direito do Tusirmo.

"Estabelecer e desenvolver um diálogo internacional são os propósitos deste Simpósio". Para o efeito convidou várias individualidades de reconhecido mérito nas temáticas que vão ser debatidas, como referiu Ana Branca Carvalho.

O público alvo do I Simpósio Internacional de Direito do Turismo deve ser toda a gente e tem como principais destinatários; Advogados, Profissionais da área do Turismo, Profissionais de Gestão Hoteleira, Alunos das áreas de Turismo, Gestão, Hotelaria, entre outros, responsáveis pelas áreas de Ordenamento do Território e licenciamento turistico e Assessorias Autárquicas.

Ana Branca Carvalho considerou que "a falta de informação é terrível, porque estamos perante uma nova realidade na área do Direito do Turismo".

A organização do Simpósio Internacional de Direito do Turismo contou com a colaboração de várias entidades para a sua divulgação. Para além dos órgãos de comunicação locais,como a Rádio Douro Sul ou os Semanários Regionais, foi amplamente divulgado no site da Ordem dos Advogados e a própria organização enviou mais de vinte mil circulares através de correio electrónico.

Álvaro Bonito, director da Estgl, a propósito da realização deste Simpósio, referiu à RDS que "a Escola está atenta ao que se passa à sua volta e deve criar mecanismos de intervenção que possam servir os interesses locais"

Para o director da ESTGL o Simpósio não se destina apenas aos alunos e tem como principal destino sensibilizar a comunidade onde actua, norte do distrito de Viseu.

A criação da Associação Nacional do Direito do Turismo e Viagens, com sede na ESTGL, segundo Álvaro Bonito "é um incentivo e reconhecimento pelo trabalho da Escola e dos jurista que ali trabalham nesta área"

Passado o período de balanço e consolidação da Escola, Álvaro Bonito pretende agora que a ESTGL crie dinâmicas diferentes.

Sem comentários: